quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os benefícios do chá de cavalinha.


Nome científico: Equisetum giganteum
História: a cavalinha é uma planta presente na história desde a Roma Antiga, onde era aplicada no tratamento de problemas respiratórios, infecções urinárias e da próstata. Atualmente, consta na relação de ervas reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é bastante utilizada para amenizar dores de cabeça, hemorragias, equilibrar a pressão e prevenir a osteoporose. Porém, o que mais chama a atenção é sua ação diurética que, por evitar a retenção de líquidos, auxilia no emagrecimento; e no combate a estrias e celulite, por acelerar o efeito do colágeno no organismo.

Propriedades: a erva é rica em substâncias (glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico e potássio) responsáveis pela eliminação de substâncias tóxicas. Além disso, a cavalinha é boa fonte de taninos, poderosos adstringentes que melhoram o tratamento externo da acne, e de silício, que participa da calcificação dos ossos e age sobre as fibras elásticas das artérias. Como antiinflamatória, a erva ameniza os inchaços. Ela também acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade da pele, atuando como um hidratante profundo. Nos tratamentos de beleza, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos.



Contra-indicação: pessoas com pressão baixa. Além disso, também é importante tomar cuidado com a ingestão de chás e infusões preparadas com esta planta porque, em excesso, há risco de intoxicação e irritação intestinal.
Curiosidade: como outras inúmeras ervas, a cavalinha também era utilizada para “finalidades mágicas”. Com seus caules ocos, os antigos pastores fabricavam flautas que eram usadas para espantar serpentes, daí o nome popular “milho-de-cobra”. Além disso, sempre foi muito forte a ligação entre a planta e a fertilidade feminina: quando uma mulher queria engravidar, era costume colocar um vaso de cavalinha dentro do quarto.

Pode ser encontrada: em casas de jardinagem, ervanários, supermercados, lojas de produtos naturais e de plantas medicinais.
Como consumir: a erva pode ser consumida desidratada ou in natura, em forma de chá, óleos e compressas. As partes aproveitadas são as hastes e os brotos verdes.

Óleo para prevenir estrias
Ingredientes
1 ramo (ou caule) de cavalinha seca
Preparo
Coloque um ramo (ou caule) de cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho.

Chá para limpeza de pele
Ingredientes
1 punhado de cavalinha (fresca ou seca)
500 ml de água
Preparo
Coloque um punhado da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão para limpar a pele.

Para cabelos e unhas
Ingredientes
Caules e folhas de cavalinha
1 litro de água
Preparo
Faça um chá com caules e folhas de cavalinha, deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, faça um chá mais concentrado, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

Obs.: antes de seguir qualquer procedimento, procure um médico

O que estamos esperando vamos ja tomar um chazinho....
Bjos.
Fontes: André Resende, fitoterapeuta; Maria Cristina Feliz, fitoterapeuta, ambos de São Paulo.

9 comentários:

  1. muito eficaz mesmo o chá, estou fazendo uso do mesmo, e estou satisfeita.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse cha eu em pouco tempo já diminui cinco centimetros da minha cintura.

    ResponderExcluir
  3. adooooooooooooooooooooooooorei ! é otimo !

    ResponderExcluir
  4. parabens valeu as dicas a gente as vezes tem o remédio em casa e não sabe como usa-la.

    ResponderExcluir
  5. Tomei durante 3 meses, junto com uma alimentação equilibrada. Emagreci 8kg, a minha pele ficou mais elástica e acabei com o problema da prisão de ventre. Recomecei à cerca de 15 dias e já noto de novo resultados. Amei!

    ResponderExcluir
  6. Comprei esta erva hoje.Daqui uns 15 dias volto para deixar minha opinião...estou entrando na menopausa e já estou sentindo meu peso aumentar,além do inchaço nas pernas e pés.Acredito que fiz uma boa escolha entre tantos chás que existem,espero voltar aqui com resultado positivo.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito paranbens!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho osteoporose e tomo 4 a 5 chávenas por dia... será demais!? uma vez que referem aqui que em demasia poderá ser toxico!!!

    ResponderExcluir
  9. vou começar tomar,pois tenho muita retençao de liquido e muito inchaço tambem,obrigado pelas informaçoes.

    ResponderExcluir